Updates +
Devido ao hiatus, não estamos moderando nem respondendo nenhum comentário, porém o blog continua aberto para visualização. Obrigada pela visita ♡

26 de dezembro de 2014

Como fazer icons (Photoshop CS6)

Se você não tem o ps ainda
Messy | via Tumblr

  Oi flores do meu jardim ♥ Eu estava entediada hoje, e resolvi fazer esse tutorial simples de como fazer icons pra vocês. Não é nada muito complicado, na verdade. É super fácil, vocês vão ver.
  Além de ensina-los a técnica, quero ensina-los também sobre olhar para as imagens do ponto de vista "artístico", o que também nos será útil quando eu postar o nosso próximo megapost (que já não é mais tão surpresa, já que, como vocês podem conferir, tentei me tornar alguém mais organizado, adicionando ao blog um gadget "agenda")


[clique para visualizar em full size]

  Primeiramente, eu gostaria de dizer que, apesar de ser relativamente simples, fazer um icon exige da sua criatividade. Nem sempre a imagem que você quer utilizar pode servir para a produção de um icon convencional (o rosto do seu personagem/ídolo, tratamento de imagem e algum efeito), portanto, é necessário sempre saber tratar as imagens da forma correta, conforme cada uma delas pede por atenção.
  A imagem que eu vou utilizar, por exemplo, não tem nenhum atributo que me faça querer usa-la como icon em uma rede social. Entretanto, utilizando das ferramentas certas, inserindo algum brush ou psd, ela pode ficar maravilhosa.
  Por esses motivos, você deve sempre prestar atenção no formato, no tamanho, na qualidade e no ângulo da pessoa/personagem da imagem. Esses são os fatores mais importantes para um bom icon.
  Eu disse que era simples, e acabei enchendo vocês de ladainha, eheh. Me desculpem, eu só quero ensinar direitinho c: Então. Agora que vocês já tem isso em mente, vou ensinar a fazer um icon convencional (apenas o ajuste da imagem + tratamento), para, em seguida, dar-lhes uma breve explicação de como fazer um icon seguindo esses padrões (observar, ajustar, utilizar das ferramentas que tenho disponíveis e torna-la melhor do que a imagem original)

1. Primeiro, salve a imagem que você quer fazer um icon (a minha é esta aqui). Ela não precisa ter uma resolução muito boa, mas deve conter no mínimo 100x100.

2. Após abrir o PS, comande Ctrl + N e crie um novo arquivo com as dimensões 200x200


3. Insira a imagem que você salvou, no seu arquivo: File > Place > Selecione a imagem. Assim que selecionar sua imagem, ela surgirá ao centro do seu novo arquivo, redimensionada. Ajuste-a da melhor forma ao formato e tamanho do seu arquivo e dê um duplo clique em cima da mesma (ou clique com o lado direito do mouse e selecione 'Place'.



4. Com o lado direito do mouse, clique no layer da sua imagem e selecione 'Rasterize Image'


5. [tratamento de imagem] Pressione ctrl + J, (você duplicará sua imagem). Em seguida vá em filtro > blur > glaussian blur > 2,0 (ou no máximo 4.0).



6. Acima dos layers você encontrará a palavra "normal". Clique nela e, no menu que aparecerá, selecione "overlay".




7. Pressione ctrl + L (o painel de levels de cores surgirá na tela)


  • Arraste a seta preta, simultaneamente pressionando a tecla ALT, até você encontrar o primeiro ponto preto na sua imagem (para ser mais fácil de encontra-lo, eu recomendo ctrl + 0) **eu não pude tirar print de como a imagem fica quando você faz o tratamento de imagem, porém ela deve tomar uma aparência desagradável, provavelmente completamente branca, e, conforme você arrastar a seta, cores vão aparecer. Quando a cor preta aparecer em algum ponto, selecione-a utilizando o conta gotas preto (primeiro da esquerda para a direita)

  • Em seguida, repita o processo, agora na outra ponta (seta branca). A imagem tomará uma coloração totalmente preta e, novamente, conforme você arrasta a seta, as cores aparecerão. Quando a cor branca aparecer, selecione-a utilizando o conta gotas branco (último, da esquerda para a direita).
  • Por fim, utilize o conta gotas cinza (do meio) para selecionar a cor cinza (ou o mais próximo de tal) na sua imagem. Quando terminar de selecionar todas as cores, pressione OK. (se você pressionou ctrl + 0 ao início do passo 5, pressione, agora, ctrl + 1, para que o zoom retorne ao modo normal)
  O resultado é um icon convencional c:





  Agora, quando queremos fazer um icon que se destaque, que se diferencie e que as pessoas tenham interesse em usar, devemos contar com alguns atributos a mais: PSDs, cortes, brushes e o que mais você achar que é necessário. Eu vou fazer um tipo de icon que é bem popular ultimamente e que, eu particularmente, gosto muito: O personagem da imagem utilizando chifres de rena (soa estranho, mas é deveras fofo ♥).
  Agora, você já sabe fazer um icon, mas deve, então, aprender a enxergar o potencial das imagens. Eu, certamente que você também, não usaria um icon como o acima. Os motivos são bem claros: qualquer um pode faze-lo, e nada melhor do que ser exclusivo, do que ter um trabalho que te custou mais tempo, mais criatividade e que seja mais bem elaborado.
  Para o icon a seguir, eu utilizei-me de apenas algumas ferramentas: psds prontas (que você pode encontrar na internet, especialmente no tumblr e deviantart + é sempre mais facilmente encontrado se você pesquisar em inglês e os resultados serão de melhor qualidade).
  Para o icon que eu quis fazer, eu reposicionei a imagem, deixando visível apenas o topo da cabeça do Chen  






  Por conta da nova posição, a imagem que utilizei não cobre todo o fundo transparente do novo arquivo, eu vou, portanto, criar um novo fundo. Para tal, utilizarei o Polygonal Lasso Tool. Você também pode utilizar Magic Wand Tool (tecla atalho W), poupa trabalho e tempo, entretanto, caso a sua pessoa/personagem tenha uma pele de cor semelhante ao fundo, esse tipo de tool vai acabar selecionando alguma parte do que não deve, consequentemente te fazer ter de repetir todos os processos anteriores, fora que deixa tudo com um aspecto um tanto bruto nos cortes.
  Utilizando o Polygonal Lasso Tool, eu recortei todo o fundo original, obtendo, então, apenas o meu personagem. (selecione todo o fundo e em seguida pressione DEL ou backspace [ou ainda, pressione o lado direito do mouse e selecione 'layer via cut'])
  O resultado obtido foi esse.


  Em seguida, eu criei um novo layer (shift + ctrl + N), arrastei-o para baixo do layer 0 (o com a imagem), e o colori, mas eu também poderia ter adicionado um pattern (layer > new fill layer > pattern). Patterns são facilmente encontrados na internet, juntamente com tutoriais para instala-los corretamente no PS (é super fácil ♥).
  Em seguida, fiz o tratamento de imagem normalmente, adicionei um psd (file > selecione o psd/imagem > ajuste o tamanho > place) e ajustei a luz e a sombra (image > adjustments > shadows/highlights > ok). Os meus resultados foram bem diferentes do convencional, utilizando a mesma imagem, e só precisei pensar um pouco além c:



   Eu espero que você tenham entendido o tutorial, que não foi somente para ensina-los a fazer icons, mas também, ensina-los a olhar para as imagens de uma perspectiva diferente, enxergando em cada uma o potencial para um certo tipo de icon. Não somente para icons, mas também para banners, assinaturas, edições, graphics e etc.
  Espero que tenham entendido que, existem sim, imagens que ficam maravilhosas como icons convencionais. Entretanto, em outros casos, você deve olhar para as imagens com outros olhos, para que elas se tornem atrativas para as pessoas (caso você vá posta-las em algum lugar).
  Meu intuito aqui era, não só ensinar a fazer icons, mas fazer, no sentido mais cru da palavra (esperam que tenham entendido o ponto, eheh)

  •   O que são PSDs: O conceito mais genérico de PSD, é "Um formato de arquivo que só pode ser lido pelo Adobe PhotoShop". Porém, o conceito mais fácil de se entender é que, psds, nada mais são do que imagens ou graphics já prontos. Um psd possui vários layers, cada um com uma das imagens oferecidas por seu criador, geralmente todos tem o fundo transparente, e podem ser usados para os mais diversos temas e trabalhos (psds de natal, como a que eu usei no último exemplo, psds de páscoa, psds com mustaches [lol], e vários outros)
  • O que são brushes: Brushes são, na tradução literal da palavra, pincéis. Na internet, você pode encontrar pincéis de diversos formatos. Diversos mesmo. Pincéis no formato de coração, de marcas d'água, respingos de tinta, nuvens, códigos de barra, e outras infinidades de exemplos.
  • O que são vetores: Os vetores são simplesmente imagens que podem ser redimensionadas até o maior tamanho que o ps disponibiliza em seus arquivos, sem perder a resolução
  • O que são texturas: Texturas são, basicamente, o que o nome sugerem: texturas. Texturas são usadas de diversas formas e também existem infinidades delas pela internet.
  • O que são patterns: patterns são conjuntos de imagens que se agrupam, formando o background da imagem.
  • Onde eu posso encontrar tais resources? Principalmente no deviantart. Eu recomendo os usuários JustLaugh143, Mellowmint e Crazykira. Eles disponibilizam um ótimo material, mas também existem outros milhares de usuários, tanto no deviant, quanto no tumblr, que também disponibilizam excelentes materiais.

  
  Até a próxima postagem gente ♥ Não sei quando ela vai aparecer por aqui, tanto por ser algo que exige muito trabalho (e como vocês perceberam, gosto de ilustrar tudo e tento explicar tim-tim por tim-tim), tanto porque, bem, o final do ano é uma correria. Com festas de natal chegando, mais o reveillon, sinceramente acho que só ano que vem.
  E aliás, 2015 está tão próximo, e nem parece que já se passou tanto tempo. 2014 foi um ano bem difícil, não sei para vocês, mas muitas pessoas que eu conhecia morreram, muitos ídolos também morreram ou passaram por cirurgias, muitas coisas aconteceram, mas vamos apenas esperar que 2015 nos traga tudo de bom, certo?








Nenhum comentário:

Postar um comentário